A Emoção que Guia o Passo: Julinho e Rute Vivem a Força de Ciça para o próximo Carnaval
- 30 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Por Renata Campagnuci

Julinho e Rute vivem, neste ciclo de Carnaval, uma das jornadas mais emocionantes de suas carreiras. O enredo que homenageia o mestre Ciça carrega um peso afetivo raro, capaz de transformar cada etapa de preparação em um momento especial. Ambos reconhecem que a emoção tomou conta desde o início.
Rute relembra que cada encontro com o homenageado já traz a intensidade do que será visto na avenida:
“A cada encontro, a cada ensaio, a cada gravação, a cada vez que a gente encontra com o Ciça no barracão até nos dias ditos normais a gente já sente uma emoção. A felicidade do Ciça está tamanha que está contagiando a gente.”
Rute destaca que não se trata apenas de palavras ou simbolismos:
“A gente se sente homenageados junto com ele. Algo que um dia podia soar como utopia virou realidade: o Ciça homenageado.”
Julinho lembra que tudo ganhou contorno definitivo no lançamento do enredo, quando Ciça foi surpreendido na quadra:
“Quando ele chorou, ali a gente sentiu qual seria a tônica do enredo. A tônica é emoção. E não é só a nossa é a emoção do Ciça.”
Julinho diz que viver esse enredo, para eles, significa se colocar no lugar do mestre:
“Todo mundo se emociona com o Carnaval, com o desfile, com a preparação. Mas a gente está vivendo cada emoção do Ciça. Em cada ponto, em cada momento dessa preparação, a gente está sendo o Ciça.”
Com bom humor e afeto, Julinho completa:
“Hoje, eu e Rute, rubro-negros pra caramba, tetracampeões da Libertadores, estamos ‘vindo de Vasco’ pelo Ciça. O coração aqui é rubro-negro, mas também bate pelo mestre Ciça.”
Multicampeões, premiados e reconhecidos como um dos grandes casais da Marquês de Sapucaí, eles mantêm o compromisso com o alto nível um padrão que se repete ano após ano. A preparação começou cedo diz Rute:
“A gente está ensaiando desde junho, desde que começamos com a nossa ensaiadora, Juliana Meziar.”
Julinho mantém a rotina física sem pausas, enquanto Rute conta como retomou seu preparo específico:
“O Júlio não para a preparação física. Eu dou uma parada depois do Carnaval, mas já estou fazendo também. O Júlio faz com a esposa dele, a Vanessa Antunes, e eu faço com o meu preparador, o Germano. A gente trabalha outras especificidades para dar essa alegria pro Ciça.”
E Rute conclui, em uníssono, sobre o que torna este ano diferente:
“Todos os anos a gente faz pela nossa escola, pelo enredo, por nós. Este ano a gente também faz…
“mas tem um plus a mais: é pelo Ciça.” completa Julinho.
📸 Diogo Ferreira



.png)



Comentários